sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

ESTIMULAÇÃO PRECOCE - ÁREAS DE ATUAÇÃO 2


Este é o último post sobre atuação na Estimulação Precoce, em breve teremos novas informações sobre o tema. Desta vez vocês conhecerão o trabalho da pedagoga, da psicóloga e da assistente social. 


Pedagogia
O trabalho da pedagoga na estimulação precoce se dá, inicialmente, de maneira indireta, pois ela atua junto aos pais com orientações sobre ao programa, o desenvolvimento infantil e a preparação para educação infantil (berçário e creche). Aos poucos ela inicia o trabalho diretamente com as crianças avaliando como elas realizam as mediações e estabelecem relações, desenvolvendo o processo de aprendizagem. 
Nesta perspectiva o trabalho de estimulação pedagógica envolve:
·trabalho de estimulação global (habilidades motoras, visuais e auditivas);
·atividades que visam melhorar aspectos perceptuais (auditivos, visuais, táteis), importantes para o processo de aprendizagem;
·estimulação linguagem e comunicação;
·atividades para aprimorar a organização e o nível de atenção e concentração;
·preparar e acompanhar o indivíduo na inclusão escolar (creche) e social;
·desenvolvimento de atividades de forma lúdica, visando à maior interação da criança.
Na estimulação pedagógica trabalhamos as ferramentas necessárias para propiciar o desenvolvimento cognitivo da criança.

Psicologia
A área de psicologia tem como objetivo proporcionar o bem estar dos atendidos e família, e realizar a ponte para que estes sejam incluídos em ambiente social/educacional, prestando orientações sobre comportamentos apresentados. Cabe ao psicólogo também realizar encaminhamentos externos a locais indicados após avaliação e atendimento.
Os atendimentos à família são realizados no momento em que os pais chegam ; num primeiro momento o setor psicossocial realiza uma entrevista inicial (Anamnese), esclarecendo dúvidas e transmitindo informações e orientações quanto ao bebê, criança ou adolescente.
A psicologia oferece também atendimento individual a estes pais como instrumento de escuta, em que serão trabalhados dúvidas, esclarecimentos, orientações e apoio emocional. Quando trazem questões relacionadas a outros membros da família, o serviço de psicologia também realiza o atendimento (após atendimento de um membro da família que se encontra com problema, e tais problemas não estão relacionados ao atendido com Síndrome de Down, este familiar será encaminhado para um profissional externo sem vínculos com a Associação).
Como proposta do serviço psicológico, seria fundamental a formação de um grupo de pais (com enfoque terapêutico) a fim de promover encontros com trocas de experiências, como espaço para que todos possam trabalhar sentimentos, emoções, frustrações, tendo como particularidade algo em comum, ou seja, os filhos com Síndrome de Down.
 
Serviço Social
O serviço social em Programa de Estimulação Precoce constitui elemento de ligação entre criança - pessoa com Síndrome de Down – família - comunidade, visando oferecer um atendimento global à criança e sua família, bem como propiciar que a estimulação tenha uma continuidade no lar. Junto à equipe profissional, o assistente social procura trazer dados familiares para que haja melhor compreensão de atitudes e comportamentos apresentados pelo paciente e seus pais durante o atendimento.
Quanto à comunidade, é preciso que o assistente social esteja ciente dos recursos nela disponíveis aos quais possa recorrer a fim de sanar dificuldades surgidas com a criança e/ou familiares. Deve ainda, levar ao conhecimento da comunidade o tipo de trabalho desenvolvido e procurar, sempre que possível, conscientizar a população quanto a sua responsabilidade diante da problemática da criança com síndrome de Down.
As visitas domiciliares também são fundamentais para conhecer o ambiente em que a criança vive e saber um pouco mais como se apresenta em ambiente doméstico, podendo ser observada a dinâmica familiar.

Tainá-Rekã Padua: pedagoga do Espaço Pipa
Renata Milanez: psicóloga do Espaço Pipa
Ana Beatriz Kraide: assistente social do Espaço Pipa
Texto de Tainá-Rekã
 

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